​​​​MÁRIO JOSÉ SIMÕES MARQUES
contra-almirante

O Contra-almirante Mário José Simões Marques nasceu em Lisboa, a 29 de abril de 1963 e ingressou na Escola Naval em 1980, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares Navais – Marinha. É Doutorado em Engenharia e Gestão, pelo Instituto Superior Técnico/Universidade de Lisboa, e Mestre em Engenharia Informática, pelo Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Nova de Lisboa.

 

Especializado em eletrotecnia, frequentou o Curso Geral Naval de Guerra, o Curso de Promoção a Oficial General e ainda diversos cursos de atualização e aperfeiçoamento de que se destacam os relacionados com a preparação para a receção das Fragatas classe "Vasco da Gama".

 

Serviu em diversas unidades navais, desde patrulhas a fragatas como chefe de serviço e imediato, tendo integrado a primeira guarnição da fragata "Vasco da Gama". Comandou as corvetas "Jacinto Cândido" e "António Enes" (1999-2001).

Em terra, prestou serviço no Grupo n.º 1 de Escolas da Armada, entre 1993 e 1999, onde foi responsável pelo desenho e pela coordenação das primeiras edições dos cursos nacionais sobre o sistema de combate das Fragatas "Vasco da Gama", vindo a ocupar os cargos de subdiretor e diretor da Escola de Eletrotecnia.

 

De setembro de 2011 a outubro de 2015 foi Chefe de Gabinete do Vice-Almirante Superintendente do Material.

 

Fora da Marinha, prestou serviço na Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa/MDN, como chefe de divisão (2001-2007), tendo sido representante nacional em múltiplos fóruns nacionais e internacionais (designadamente, na NAMSO e no NATO Movement and Transportation Group) e Oficial de Programa em diversos programas de aquisição.

 

Entre maio de 2007 e julho de 2010, foi Oficial de Ligação junto do US Joint Forces Command, em Norfolk, EUA, desenvolvendo atividade no domínio do Concept Development & Experimentation, tendo participado numa grande variedade de projetos internacionais relacionados com Interagência e Comprehensive Approach.

 

Foi promovido ao posto de Comodoro em 17 de setembro de 2015, tendo sido nomeado Comandante de Apoio Geral, estrutura do EMGFA que foi ativada com a sua tomada de posse, em 13 de outubro de 2015.

 

Entre 24 de junho de 2016 e 13 de março de 2018, desempenhou o cargo de Subchefe do Estado-Maior da Armada. Entre setembro de 2016 e setembro de 2017, foi Chairman do European Coast Guard Functions Forum.

 

Em 14 de março de 2018 assumiu o cargo de Comandante da Escola Naval.

 

Foi promovido ao atual posto em 14 de dezembro de 2016.

Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações, nacionais e estrangeiras, de que se destacam quatro medalhas Militares de Serviços Distintos – prata e duas medalhas Militares de Mérito Militar.

 

O Contra-almirante Simões Marques é casado com Isabel Nunes. Têm duas filhas, Catarina e Inês, e um neto, Frederico.