​Decorreu no passado dia 28 de Junho, uma visita do curso de mestrado em Maritime Education and Training da World Maritime University à Escola Naval e ao Centro de Operações Marítimas do Comando Naval.​ 

Este curso de mestrado é frequentado por estudantes internacionais oriundos de todas as nações marítimas do Mundo e que, após a graduação, desempenharão funções nas Escolas Náuticas dos seus países. 

A World Maritime University tem sede em Malmo (Suécia) e é o centro de excelência da Organização Marítima Internacional para a investigação e formação marítima pós-graduada (mestrados e doutoramentos), apoiando o desenvolvimento de capacidades dos estados e promovendo o desenvolvimento sustentável. 

Os seus ex-alunos desempenham normalmente cargos de elevada relevância no setor marítimo, nomeadamente ao nível governamental e em agências internacionais. Os estudantes, que estavam acompanhados pelo Dr. Jaime Leça da Veiga, senior project officer da Agência Europeia de Segurança Marítima e responsável pela respetiva unidade de qualificação de marítimos, assistiram a uma apresentação sobre o contexto marítimo português, sobre a Escola Naval e sobre o projeto de rede educativa europeia para as Funções de Guarda Costeira, após o que visitaram o simulador de navegação e o museu da Escola Naval.

Após a visita à Escola Naval, a delegação visitou o Centro de Operações Marítimas, onde assistiu a um briefing sobre as suas atividades operacionais e sobre os sistemas vigilância marítima ali utilizados.
A colaboração com uma Universidade Marítima de referência mundial constitui uma excelente oportunidade para a troca de experiências, da maior importância para os desafios que se colocam à formação marítima das novas gerações.