​A Corveta António Enes, em comissão na Zona Marítima dos Açores desde 26 de junho, realiza a viagem de instrução dos cadetes do 3º ano da Escola Naval, até ao próximo dia 23 de julho. 
Os 19 Cadetes do curso “Jorge Álvares”, acompanhados pelo Comandante do Corpo de Alunos, Capitão-de-mar-e-guerra Maurício Barbosa, embarcaram em 26 de junho com o navio atracado na Base Naval de Lisboa e desembarcarão no dia 23 de julho no porto de Ponta Delgada - São Miguel. 
O NRP António Enes contribui, assim, para a formação dos futuros oficiais da Marinha, proporcionando aos cadetes a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em diversas áreas, tais como navegação, comunicações, marinharia, mecânica, electrotecnia e logística. 
Para além das várias palestras ministradas, no âmbito dos serviços e organização de bordo, com o intuito dos alunos da Escola Naval melhor entenderem o funcionamento das unidades navais desta classe, os cadetes têm também a oportunidade de participar em diversos exercícios realizados para adestramento da guarnição.
Os Cadetes terão ainda a oportunidade de participar nas atividades do Dia da Defesa Nacional 2017 na Região Autónoma dos Açores, nas quais o navio participará entre os dias 6 e 25 de julho.​