​O Doutor Victor José de Almeida e Sousa Lobo licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa em 1988, tendo depois feito o Mestrado e Doutoramento em Engenharia Informática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo a tese de doutoramento intitulada “Ship noise classification - A contribution to prototype based classifier design”, e a Agregação em Gestão de Informação, tendo preparado para esta prova a disciplina de Sistemas de Apoio à Decisão. Ingressou na Marinha em Maio de 1989 como Oficial da Reserva Naval, tendo prestado serviço na Escola Naval e embarcado frequentemente no âmbito de viagens de instrução. Em 1993 passou a ser professor civil na Escola Naval, onde é desde 2002 Professor Associado.

Foi docente visitante na San Diego State University, lecionou no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa e no Departamento de Métodos Quantitativos do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, e foi professor visitante na Escola Naval Francesa, em Brest. É desde 2003 professor associado convidado no Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa, onde foi de outubro de 2010 a outubro de 2012 diretor do centro de investigação CEGI – Centro de Estatística e Gestão de Informação. Orientou 3 teses de Doutoramento, 6 dissertações de Mestrado pré-Bolonha, 33 dissertações de mestrado pós-Bolonha, e 50 projetos finais de curso. É autor de mais de 100 artigos científicos em revistas científicas internacionais e nacionais, e atas de conferências internacionais e nacionais, tendo sido palestrante convidado em conferências científicas internacionais.

É membro de várias associações científicas e profissionais, e tem pertencido a comissões organizadoras e comissões científicas de várias conferências e revistas científicas. Tem participado em vários projetos de investigação, tendo sido Investigador Principal em dois deles. Integrou o Gabinete de Coordenação de Atividades de Investigação e Desenvolvimento da Escola Naval, tendo sido o primeiro professor a ser Investigador Principal num projeto de investigação liderado pela Escola Naval com financiamento da Fundação de Ciência e Tecnologia. Foi membro da Comissão de Instalação do Centro de Investigação Naval (CINAV), tendo sido subdiretor do centro desde a sua criação em fevereiro de 2010 até novembro de 2011 quando assumiu o cargo de diretor interino. É, desde setembro de 2012, diretor do CINAV. Na Escola Naval é membro do Conselho Científico e do Gabinete de Estudos, tendo sido Diretor de Curso do 2º, 3º, 4º, e 5º ano da Licenciatura em Ciências Militares-Navais, ramo de Engenheiros Navais, especialidade de Armas e Eletrónica, membro do Conselho Pedagógico e do Conselho de Disciplina, e tem participado regularmente em diversas atividades circum-escolares da Escola Naval.