​​O comandante Victor Fernando Plácido da Conceição nasceu em França, a 13 de Abril de 1970, na freguesia de Chartres. Frequentou a Escola Secundária de Alcobaça até 1989. Ingressou na Escola Naval em Setembro de 1989, na classe de Marinha, sendo promovido a Guarda Marinha em Outubro de 1994.

Quando embarcado, desempenhou as funções de Adjunto do Navegador no NRP Álvares Cabral (1994 a 1997), tendo participado em dois Operacional Sea Training e na Operação SHARP GUARD e foi Chefe do Serviço de Navegação do N.R.P. Sagres (2000 a 2002).
Foi comandante da lancha de fiscalização NRP Águia (1997 a 1999) e da corveta NRP Baptista de Andrade (2012 a 2014).

Em terra exerceu as funções de Ajudante de Ordens do Chefe do Estado-Maior da Armada (2002) e de Ajudante de Campo do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (2002 a 2006). No Instituto Hidrográfico (2007 a 2012) foi Adjunto do Chefe da divisão de Navegação para a Segurança Marítima e para os sistemas e métodos de navegação, em acumulação, foi também vogal da comissão do Domínio público marítimo (2007 a 2009).

Frequentou diversos cursos de formação, destacando-se a especialização em Navegação e o curso geral Naval de Guerra.

Em Novembro de 2011 conclui, com distinção, o Mestrado em Tecnologias de Navegação, que frequentou na Universidade de Nottingham, tendo sido agraciado pelo Royal Institute of Navigation. Realiza atualmente o doutoramento na área da navegação marítima na Faculdade de Ciências de Lisboa e na Universidade técnica de Chalmers (Gotemburgo, Suécia).

Foi autor e co-autor de comunicações científicas, apresentadas em conferências nacionais e estrangeiras, nomeadamente no Royal Institute of Navigation (RIN), na International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities (AILA), na conferência nacional de avaliação de impactes.

Entre Março de 2007 e junho de 2012 foi delegado nacional na IALA, no comité técnico das Ajudas à Navegação e no comité da eNavigation.

Ao longo da sua carreira foi alvo de vários louvores, tendo sido agraciado com a Medalha Militar de Serviços Distintos grau Prata, a Medalha Militar de Mérito Militar de 3ª Classe, a Medalha Militar da Cruz Naval de 2ª e 3ª classe, a Medalha de Comportamento Exemplar grau Prata e a Medalha da Organização do Tratado do Atlântico Norte – Artigo V.

O comandante Plácido da Conceição é casado com Paula David, tem um filho e uma enteada - Ricardo e Sofia. Vive com a sua família em Palmela. É membro associado do Royal Institute of Navigation, do CNOCA, do Clube Militar Naval e do Motoclube Naval.​