​​Marisa Fernandes é doutoranda em Estudos Estratégicos no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, onde se encontra a concluir a sua tese de doutoramento sobre Geopolítica da Alemanha. É licenciada e mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. 

Para além de investigadora no Centro de Investigação Naval da Escola Naval, é também investigadora do Centro de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Universitário Militar e do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. É membro do Centro de Estudos Estratégicos do Atlântico, tendo sido colaboradora do Jornal da Economia do Mar (desde a sua fundação em Maio de 2014) até Março de 2015.

Entre os trabalhos mais recentes publicados contam-se: (2016) Geopolítica da Alemanha: Ratzel, Haushofer e as duas Guerras Mundiais do Século XX; (2016) A Arma Submarina na Estratégia Alemã na Primeira Guerra Mundial; (2014) "Alemanha Ensanguentada" de Aquilino Ribeiro: O Testemunho de um Autor Português sobre o Desejo de Vingança Alemão nascido de Versailles; (2014) Geopolítica do Atlântico: A Actualidade do Triângulo Estratégico Português; (2013) Para um Renovado Conceito Estratégico Nacional Português; (2013) Mahan, Corbett e o Poder Naval Alemão nos desafios do Mar no século XXI.