​O Capitão Tenente Mário Rui Monteiro Marques nasceu em Lisboa, em 1977 e ingressou na Escola Naval em Outubro 1995 tendo concluido o curso de Engenharia em Armas e Electronica em 2000 após estagio no N.R.P. "Vasco da Gama". 

Completou diversos cursos e estágios na Marinha e no estrangeiro tais como: Master of Science in Electrical Engineering and a Master of Science in Electronic Warfare com distinção na Naval Postgraduate School, Monterey USA, Postgraduate Certificate & Diploma in Information Security , System Administrator, Information Systems Security Professional, Information System Security Officer, Interconnecting Cisco Network Devices, Designing for Cisco Internetwork Solutions, Project Manager (PMBOK), ITIL Foundations (Information Technology Infrastructure Library. 

Como oficial subalterno, foi oficial de quarto e chefe de serviço de electrotecnia do N.R.P. "Pereira D’Eça" entre Outubro 2000 e Novembro 2002 e do N.R.P. "João Roby" entre Novembro 2002 e Outubro de 2003, entre Março 2012 até Outubro de 2013 foi Chefe de Departamento de Armas e Electronica do N.R.P. "Vasco da Gama". 

Em terra foi Chefe do Nucleo de Detecção e Identificação onde era responsavel por toda a formação leccionada em equipamentos: de ajuda á navegação (odómetro, anemómetro, GPS, girobussula) equipamentos de comunicações (rádios de VHF, UHF e HF, Sistema integrado de comunicações) equipamentos radar (radares de navegação, de aviso combinado e guerra electrónica) equipamentos acústicos (sonar e sonda) na Escola de Tecnologias de Outubro de 2003 a Dezembro de 2005, foi Chefe da Secção de Transmissões na Dirrecção de Tecnologias Navais onde era responsável dos parques de antenas de transmissão e recepção, da rede de rádios VHF, UHF, HF da rede AIS da rede radio-link e de todos os sistemas de CCTV e controlo de acessos na Marinha entre Julho 2008 e Outubro de 2010. Mais tarde foi Chefe da Divisão de Sistemas de Comunicações na Dirrecção de Tecnologias Navais onde era responsável pela rede (rooting/ switching), pela rede de telefones IP, pela rede tradicional telefónica, pelos parques de antenas de transmissão e recepção, pela rede de rádios VHF, UHF, HF, pela rede AIS pela rede radio-link e por toda a infra-estrutura de cabo e fibra óptica da Marinha. Desde Outubro de 2013 que se encontra na Escpla naval como investigador do Centro de Investigação Naval (CINAV).


Ao longo da sua carreira foi agraciado com as seguintes Medalhas: 2 Militares da Cruz Naval de 3ª Classe; Militar de Comportamento Exemplar Prata.

O Engenheiro Monteiro Marques é casado com Ana Isabel Marques e tem 2 filhos, Martim e Mariana, com 7 e 5 anos, respectivamente.​