​Comandante Sardinha Monteiro concluiu o curso da Escola Naval em 1991. No início da sua carreira, prestou serviço a bordo de vários navios da Marinha, tendo comandado a lancha rápida de fiscalização Dragão, entre Dezembro de 1992 e Agosto de 1994.

Possui o grau de Master of Science in Navigation Technology, pela Universidade de Nottingham, e doutorou-se na mesma universidade, com uma tese intitulada “Designing, configuring and validating the Portuguese DGPS Network” (Dezembro de 2004). Essa tese foi agraciada com o “Prémio Internacional Almirante Teixeira da Mota” de 2004, da Academia de Marinha, e com o “Prémio Internacional Almirante Gago Coutinho - 2004”, da Sociedade de Geografia de Lisboa.

Em 9 de Julho de 2008, recebeu, de Sua Alteza Real o Duque de Edimburgo, em cerimónia realizada em Londres, o título de Fellow of the Royal Institute of Navigation – distinção concedida às personalidades que mais se destacaram, a nível mundial, no âmbito da Navegação – tendo sido o primeiro português (e, até agora, o único) a receber este título.

O Comandante Sardinha Monteiro desempenhou o cargo de comandante do NRP Sagres entre Maio de 2011 e Julho de 2013.

Já publicou (como autor ou co-autor) cinco livros, bem como numerosos artigos científicos e técnicos em revistas estrangeiras e nacionais, sobre navegação, assuntos do mar, estratégia, segurança e defesa, tendo já recebido diversos prémios pelos seus artigos.​