​​Nasceu em Beja a 16 de Dezembro de 1966.

Licenciou-se em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto em 1992.
Efetuou o Internato Geral no Centro Hospitalar de Gaia, concluindo-o em 1994.
Ingressou por Concurso Público no Quadro Permanente dos Oficiais da Marinha de Guerra Portuguesa, Classe de Médicos Navais, em 1994.
Efetuou o Internato Complementar no Hospital Pulido Valente, tendo concluído a especialização em Pneumologia em 2003.
Em 2003 efetuou o Curso de Pós-Graduação em Medicina Subaquática e Hiperbárica (Hospital da Marinha – Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa).

Entre 2004 e 2009 desempenhou as funções de Chefe do Serviço de Pneumologia do Hospital da Marinha, mantendo paralelamente colaboração no Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica.

No âmbito da sua atividade como Pneumologista foi membro da Comissão para elaboração do Plano de Contingência para o combate à eventual Pandemia de gripe no ano de 2006.

Em 30 de Abril de 2009, aquando da Pandemia da gripe A (H1N1), foi nomeado para o Observatório de Vigilância Epidemiológica da Marinha para a gripe A (H1N1).

Desde o ano 2009 participa como Representante Nacional num Grupo de Trabalho NATO – “Optimal use of Hyperbaric OxygenTherapy in Military Medical Facilities”.
Entre Novembro de 2009 e Junho de 2011 foi Subdiretor da Unidade de Tratamento Intensivo de Toxicodependências e Alcoolismo (UTITA), tendo sido responsável pela
Reestruturação e pela consequente atividade da Consulta de Cessação Tabágica da Marinha.

No período entre Junho de 2011 e Setembro de 2012 desempenhou as funções de Diretor Clínico do Hospital da Marinha.

A nível Hospitalar esteve também envolvido na atividade de diversas Comissões Hospitalares do Hospital da Marinha, tendo desempenhado o cargo de Presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica e vogal da Comissão de Ética e da Comissão de Garantia da Qualidade.

Possui a Competência em Medicina Hiperbárica e Subaquática conferida pela Ordem dos Médicos em Junho de 2011. Actualmente tem o posto militar de Capitão-de-Fragata e exerce desde Junho de 2011 as funções de Diretor do Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica da Marinha.

Concluiu diversos cursos de pós graduação nas áreas clínica e médico-militar, salientando-se os Cursos de Formação de Básica de Oficiais Médicos Navais, Curso Geral Naval de Guerra, o Curso Complementar Naval de Guerra, o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Recursos Humanos e o Curso de Aperfeiçoamento em Higiene e Segurança no Trabalho.

A nível de atividade académica colaborou com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, como Docente Convidado da Cadeira de Introdução à Clínica entre 2005 e 2009, mantendo também desde 2008 a colaboração como Docente Convidado da Cadeira de Medicina Subaquática e Hiperbárica.

Em 2006 foi orientador de uma Monografia de final de Curso de uma aluna do 6º ano de Medicina subordinada ao tema “A Tuberculose em Meio Militar Naval – 1995-2005”.
Em 2011 foi orientador de uma Tese de Mestrado de um aluno do 6º ano de Medicina subordinado ao tema “Hábitos Tabágicos na Marinha de Guerra Portuguesa e a Consulta de Cessação Tabágica da Unidade de Tratamento Intensivo de Toxicodependências e Alcoolismo” .
No presente ano está a orientar uma tese de Mestrado de uma aluna do 6º ano de Medicina subordinado ao tema “Efeitos da Oxigenoterapia Hiperbárica na Função Respiratória - Estudo de uma população-alvo do Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica".
Em Junho de 2012 foi Arguente, no âmbito do Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto de Estudos Superiores Militares, na discussão do Trabalho de Investigação Individual da Médica Naval Sheryl Gabriel, intitulada “A Medicina Operacional no Apoio a Operações e Exercícios” .
Faz parte da Comissão Científica do Curso de Pós-graduação de Medicina Hiperbárica e Subaquática (organizado em parceria entre a Marinha e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa).

No âmbito da Pneumologia e da Medicina Subaquática e Hiperbárica, tem várias comunicações em Reuniões Clínicas, Cursos e Congressos nacionais e internacionais e diversos artigos publicados.
Foi autor ou co-autor de 24 Comunicações apresentadas em Reuniões de Serviço ou de Departamento de diversas Unidades Hospitalares.
Foi autor ou co-autor de 32 Comunicações Orais e 16 Posters apresentados em Congressos e Reuniões Científicas.
Foi autor ou co-autor de 15 Trabalhos Científicos publicados em Revistas nacionais.
Teve também a autoria ou a co-autoria de 24 Trabalhos cujos Resumos foram publicados (5 deles em Revistas internacionais).
Foi moderador em 2 sessões clínicas inseridas em Congressos e Reuniões Científicas internacionais.
Em termos de investigação tem como área de interesse o estudo do efeito da Oxigenoterpia Hiperbárica a nível Pulmonar. Neste âmbito o seu objetivo é estudar e melhor caracterizar o estudo do eventual impacto da exposição ao oxigénio hiperbárico em termos da função respiratória, nomeadamente ao nível clínico, funcional, bioquímico e anatomo-patológico.