O Capitão-de-fragata engenheiro naval do ramo de armas e electrónica Fernando Jorge Ribeiro Correia é licenciado em Ciências Militares Navais, na vertente de Engenharia Naval do ramo de Armas e Electrónica, pela Escola Naval, tendo terminado a sua licenciatura em Outubro de 1991.

Em Fevereiro de 2000 obteve o grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e em 2010 obteve o grau de Doutor em Engenharia Informática e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico.

Durante a sua carreira naval, esteve embarcado na NRP Honório Barreto e na NRP Alvares Cabral, onde desempenhou funções Chefe do Serviço de Electrotecnia e de Chefe do Serviço de Armas. Após ter desembarcado, prestou serviço na Divisão de telecomunicações da Direcção de Infraestruturas e na Direcção das Tecnologias de Informação e Comunicação e posteriormente na Direcção de tecnologias de Informação e Comunicação, onde foi responsável pela manutenção da rede de comunicações da Marinha.

No período de 2004 a 2009 prestou serviço no Departamento de manutenção da Direcção de Navios, onde foi responsável pela manutenção dos sistemas de armas, sistemas de
comunicações internas e externas, ajudas à navegação e sistemas de radar e radio-ajudas dos navios da Marinha Portuguesa.

Desde 2009 é docente na Escola Naval e coordenador do ciclo de estudos do curso de
Engenharia Naval do ramo de Armas e Electrónica e coordenador do mestrado em Segurança da Informação e Direito no Ciberespaço.