​Carlos Alves Lopes é doutorando em História Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na vertente de História Naval, onde se encontra a desenvolver a tese doutoral “Portugal e o Bloqueio Naval na Grande Guerra; Uma lição aprendida e esquecida”. Obteve o grau de Mestre em História Contemporânea pela Universidade Aberta em 2013, tendo à data apresentado a dissertação sobre “Os portugueses na Grande Guerra; uma experiência de combate e de cativeiro”. Foi Licenciado em História em 1998 e alcançou uma pós-graduação em Estudos Portugueses (História Medieval) em 2005, ambas pela Universidade Aberta.

É investigador no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na área de Economia, Sociedade, Património e Inovação, e investigador no Centro de Investigação Naval da Escola Naval, onde desenvolve projecto “O bloqueio naval e a Armada”.

Tem participado em várias comunicações científicas com especial incidência sobre matérias do foro militar durante do período contemporâneo, em especial sobre a Grande Guerra. É, ainda, responsável pelo site de divulgação de história militar e naval portuguesa, www.momentosdehistoria.com.