​​​​​​O comandante Armando José Dias Correia nasceu na Figueira da Foz em 29 de Dezembro de 1966. Estudou nesta cidade até ser admitido, em 1985, na Escola Naval, tendo-se licenciado em Ciências Militares Navais.

Embarcou nas fragatas Comandante Hermenegildo Capelo e Comandante João Belo, foi Oficial Imediato do navio hidro oceanográfico D. Carlos I e comandante do reabastecedor de esquadra Bérrio. 

Está habilitado com o curso de especialização em informática, o Curso Geral Naval de Guerra e o Curso Complementar Naval de Guerra. Em 2009/10 frequentou o curso de auditores do Colégio de Defesa 5+5, que contou com módulos em Tripoli (Líbia), Kenitra (Marrocos) e Lisboa.

O comandante Armando Correia é mestre em Informática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Está também habilitado com a parte curricular do doutorando em Ciências Sociais, especialização em Estudos Estratégicos, no ISCSP. 

Em 2008 recebeu o prémio da Revista da Armada para o melhor artigo (prémio Comandante Joaquim Costa) , em 2009 o prémio para o melhor colaborador (prémio Almirante Manuel Pereira Crespo) e em 2011 os prémios “Marinha Portuguesa 2010” do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e, em ex aequo, o prémio “Almirante Teixeira da Mota”, da Academia de Marinha. 

É sócio da Revista Militar e membro da Academia de Marinha. 

É autor dos portais da Revista Militar (www.revistamilitar.pt) e da EUROMARFOR (www.euromarfor.org) e do livro “O mar no século XXI”, apresentado em 2010.

Ascendeu ao posto de capitão-de-mar-e-guerra em 31 de dezembro de 2015 e encontra-se a prestar serviço na EUROMARFOR, neste âmbito já desempenhou funções em Espanha e encontra-se atualmente em Itália.