Capitão-tenente Ana Cristina Mendes da Conceição entrou para a Escola Naval em 1994, onde se licenciou em Ciências Militares Navais – especialidade de Administração Naval, no ano de 1999.

Após a sua promoção a Guarda-Marinha, em Outubro de 1999, esteve cerca de um ano como Adjunto do chefe do Serviço de Abastecimento da fragata NRP Comandante Hermenegildo Capelo. A partir de 2000, passou para a Direcção do Apuramento de Responsabilidades, inicialmente como Adjunta do Chefe da Divisão de Auditoria Financeira e Patrimonial e da Divisão de Inspecções Financeiras e Patrimoniais e, posteriormente, como Chefe das Secções de Auditoria Financeira e de Auditoria Patrimonial da Divisão de Auditoria Financeira e Patrimonial. Em 2003 tomou posse do cargo de Chefe do Serviço de Abastecimento do reabastecedor NRP Bérrio. Em 2006 retornou à Direcção do Apuramento de Responsabilidades para assumir o cargo de Chefe da Divisão de Controlo Económico e Financeiro, onde permaneceu até 2010, altura em que destacou para a frequência do Curso de Promoção a Oficial Superior. Em 2011 destacou para a Direcção de Abastecimento, e durante três anos assumiu o cargo de Chefe da Secção de Aquisição de Sobressalentes.

No seu percurso académico, para além das acções de formação referidas, detém uma licenciatura em Gestão de Empresas, pela Universidade Autónoma de Lisboa; pós-graduação em Auditoria e Revisão de Contas, pelo ISCTE; e, mestrado em Contabilidade, pelo ISCTE. Presentemente é doutoranda do programa doutoral em Contabilidade, pelo ISCTE.

Desde 2014 até à actualidade é docente na Escola Naval das unidades curriculares, de Auditoria Interna e Fiscalidade, do Departamento de Humanidades e Gestão no Ciclo de Estudos de Administração Naval.

Ao longo da sua carreira a Capitão-tenente Mendes da Conceição recebeu vários louvores e foi condecorada com as medalhas de: Mérito Militar de 3ª classe; Cruz Naval de 2ª classe; Cruz Naval de 3ª classe; e, a de Comportamento Exemplar prata.