​​ANTÓNIO MANUEL HENRIQUES GOMES
contra-almirante

O Contra-Almirante António Manuel Henriques Gomes nasceu em 15 de outubro de 1962, no concelho de Almada, e licenciou-se em Ciências Militares Navais, na Escola Naval, em 1985. Especializado em eletrotecnia ​no ano de 1988, prestou serviço em várias unidades navais, desempenhando funções como chefe de serviço, chefe de departamento e imediato, terminando a sua atividade no mar, como comandante do NRP Afonso Cerqueira, em junho de 2003.
 
Em terra exerceu funções de formador e subdiretor, na Escola de Artilharia Naval, e de coordenador da direção técnica dos sistemas de armas e mísseis da Marinha, na Direção de Navios, situação em que assegurou a ligação nacional com o consórcio NATO Seasparrow Missile System. Exerceu ainda funções na divisão de Pessoal e Organização do Estado-Maior da Armada, primeiro como chefe de secção e posteriormente como chefe de Divisão, assegurou a representação das Forças Armadas em Espanha, como Adido de Defesa junto da embaixada de Portugal em Madrid, foi Comandante da Escola de Tecnologias Navais e Diretor de Formação.
 
Em abril de 2016 assumiu as funções de Comandante da Escola Naval.
Ao longo da sua carreira naval, com mais de quinze mil horas de navegação, o CALM Henriques Gomes, frequentou, para além dos cursos de carreira, diversos cursos técnicos nacionais e internacionais nas áreas dos sistemas de armas, tecnologias da formação e gestão, e tem na sua folha de serviço diversos louvores e condecorações.

 
O CALM Henriques Gomes é casado com Ana Maria Arraia e tem dois filhos, David Nuno e Pedro André.​